A cirurgia plástica de orelha visa o tratamento da deformidade mais comum, que são as orelhas em abano. Que se caracteriza pela projeção exagerada da orelha em relação à cabeça.
A otoplastia tem indicação de realização após a criança completar os seis anos de idade, mas também não apresenta restrições da realização da cirurgia plástica em crianças maiores ou adultos.
A grande diferença de o procedimento ser realizado na infância (até os 12 anos) é o uso da anestesia geral. Após essa idade pode ser realizado com anestesia local e sedação, sendo, portanto um procedimento de menor porte.
A cirurgia compreende na retirada do excesso cartilaginoso da orelha e modelagem do contorno e forma para o formato mais natural possível, tratando deste estigma. A cicatriz localizada na parte de trás da orelha, não sendo visível.
Durante o período pós-operatório é necessário o afastamento das atividades, para evitar traumas e infecções. E necessita do uso da faixa contenção e proteção por um período de 30 dias (15 primeiros dias continuamente e os outros 15 somente durante a noite).
Procedimentos Cirúrgicos
Otoplastia estética
Veja como funciona o procedimento