Já sabemos que a Lipoaspiração é o procedimento mais realizado no Brasil e que a experiência do médico e os cuidados depois da cirurgia são os fatores que influenciam para o resultado desejado.
Diante disto, um fator primordial é compreender que não se pode em hipótese nenhuma deixar de seguir as indicações do seu cirurgião, pois a falta de comprometimento da paciente pode causar uma série de problemas, como inchaço e deformação.
A lipoaspiração é indicada para pacientes que têm como objetivo a redução de gordura localizada e não a perda de peso ou o tratamento da obesidade, mas além das pacientes magras que desejam uma melhor definição do seu corpo utilizamos também a lipoaspiração como “gatilho” de uma ajuda a pacientes acima do peso. Neste caso, o ideal é fazer um acompanhamento com nutricionista, endocrinologista e toda equipe necessária para a perda de peso saudável e a cirurgia plástica vir no momento que a paciente saiu da obesidade (IMC>30) e está ainda no sobrepeso. Visualmente após o emagrecimento não se ”consegue” a tão sonhada beleza, e em alguns casos a plástica pode ser um estímulo a mais para continuar emagrecimento.
A grande “mágica” da cirurgia plástica e da Lipoaspiração é apresentar um contorno corporal de grande emagrecimento, de desenho corporal atlético, diminuição de celulites e gordura localizada ao máximo.
É importante dizer que a lipoaspiração não elimina toda a gordura da região onde ela é realizada, existe um limite. A recomendação da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) é que não se retire mais do que 7% do peso total do paciente, por isso, a necessidade dos cuidados com o corpo e a saúde após o procedimento para que as células adiposas que sobraram não aumentem de tamanho.
Após a Lipoaspiração o indicado é que você tenha uma vida mais saudável, se alimente de forma correta sem muito exagero e pratique exercícios físicos regularmente. Uma caminhada diária já é algo espetacular!
Quando falamos na necessidade em seguir as orientações médicas, algumas delas se destacam:
Usar a cinta modeladora (média 60 dias após cirurgia);
Fazer as drenagens recomendadas pelo cirurgião (por até 6 meses);
Beber muito líquido (novo hábito saudável);
Respeitar o período de repouso (7-15 dias);
Beleza só tem valor se trouxer saúde (exercícios e alimentação saudável);
Aprender a se exercitar e melhorar os erros alimentares que fizeram o ganho de peso exagerado;
Entender que é a oportunidade única de voltar a juventude de pouca gordura e a facilidade de se manter magra;
Seguir todas as orientações médicas à risca!
O pós-operatório e seus cuidados são praticamente todos de responsabilidade do paciente. Siga as instruções do seu médico, tire todas as suas dúvidas durante as consultas pré e pós-operatórias e mantenha sua qualidade de vida.
Doutor, mas o resultado da lipoaspiração é eterno?
A mudança do contorno corporal é eterna. O que quer dizer isto? Que você nunca mais engordará como antes ou nos mesmos locais. A nova cintura e abdômen passam a apresentar uma dificuldade de aumento de volume. Já as áreas que tiveram aumento de volume como os glúteos passam a aumentar se acordo com o ganho de peso, assim como, braços e pernas. Em quase todos os casos eu indico a Lipoaspiração HD.
Lipoaspiração HD não é um procedimento voltado apenas para a atletas, pois a técnica tem tecnologias e estratégias que melhoram resultado em todo e qualquer paciente lipoaspirado. Magros terão resultado de contorno atlético imediato, já quem está no sobrepeso verá o resultado mais perfeito apenas quando atingir o peso correto.
Lembrando que o contorno corporal de emagrecimento deve ser homogêneo em todas as áreas (não esquecendo áreas cruciais para emagrecer – braços, costas e culotes).
Todo ganho de peso estragará o resultado, mas o paciente lipoaspirado sempre esconde mais o ganho de peso. Ter cinturas finas e barriga reta (típicos de pacientes operados) não são comuns em pacientes nunca operados, a maior queixa é sempre barriga e cinturas volumosas.
Outro ponto que precisamos entender é que assim como a juventude não é eterna, os resultados de um procedimento cirúrgico também não são. A diminuição do colágeno é um dos principais sinais do envelhecimento contribuindo para a flacidez e a perda exata do resultado com o passar dos anos. Um processo natural do corpo e da vida. Temos outros aspectos que contribuem para essa perda natural que vamos citar em outro texto aqui no blog!
2 respostas
Fiquei mto feliz com o meu resultado, parabéns Dr.Fernando Paolo, hoje sou outra pessoa , vc me devolveu a auto estima. Obrigado
Topssimo