A cirurgia da face, também conhecida como lifting facial ou ritidoplastia, é o procedimento indicado para pessoas que se sentem incomodadas com os sinais de envelhecimento em seu rosto. Quando os anos passam, a face e o pescoço sofrem as consequências do tempo e o lifting facial proporciona esse rejuvenescimento natural, sem gerar aquela típica face “esticada”.
Esse procedimento é totalmente individualizado e, de acordo com a avaliação e orientação do seu médico cirurgião plástico, outras técnicas podem ser utilizadas para garantir melhores resultados. A cirurgia visa corrigir todos os defeitos faciais causados pelo envelhecimento, reposicionando as linhas, projeções, saliências e depressões que dão beleza e jovialidade à face. As cicatrizes são escondidas em lugares anatômicos pouco visíveis, como entre o couro cabeludo ou atrás das orelhas, para minimizar, ao máximo, as marcas da cirurgia.
A recuperação ocorre dentro do primeiro mês, com regressão do inchaço e das áreas arroxeadas. O aspecto mais jovial é percebido logo na primeira semana, principalmente por causa da remoção da pele flácida. Com o passar dos meses, os contornos vão sendo moldados e se tornando mais aparentes.
Os resultados trarão ao paciente uma aparência restaurada, deixando-a mais jovem e descansada e elevando também a autoestima. Alguns pacientes podem apresentar o inchaço por vários meses até ficar com aparência normal. A utilização do protetor solar, de forma permanente, ajuda a manter os resultados e a minimizar o envelhecimento ou danos causados pela exposição ao sol.