A lipoaspiração, também conhecida como lipoescultura, é um procedimento cirúrgico de sucção que tem como objetivo reduzir o acúmulo de gordura localizada. O objetivo é remodelar áreas específicas, melhorando os contornos e a proporção do corpo. Pode ser feita isoladamente, ou associada a outros procedimentos de cirurgia plástica, como o lifting facial, a redução de mama ou a abdominoplastia.
O procedimento de lipoaspiração costuma ser muito procurado por pessoas que possuem contornos desproporcionais causados pelo excesso de depósitos de gordura. Pode ser realizada em pequenas ou grandes áreas com acúmulos de gordura como coxas, braços, pescoço, cintura, costas, parte medial do joelho, peito, bochechas, queixo, pernas e tornozelos.
O método não é recomendado para pessoas que sofrem com a obesidade, tampouco substitui a prática de exercícios físicos e bons hábitos alimentares. Pessoas que têm áreas com excesso de gordura no corpo e que se exercitam regularmente são as melhores candidatas a este procedimento.
A lipoaspiração é realizada com o auxílio de uma cânula, que é inserida em pequenas incisões para soltar o excesso de gordura em um movimento de vaivém. Essa gordura é, então, aspirada para fora do corpo.
O inchaço causado pela cirurgia desaparece por completo após alguns meses. Somente depois disso, é que o novo contorno corporal será visível. Para que os resultados tenham longa duração, importante manter peso adequado e adotar um estilo de vida saudável. O ganho de peso pode reverter os resultados.
Importante lembrar que a lipoaspiração é um procedimento cirúrgico seguro, devendo ser realizado em centro cirúrgico e sob todos os cuidados das demais cirurgias plásticas. Portanto devemos ter muito cuidado com procedimentos semelhantes (“minilipo”, “hidrolipo”, “lipolaiser”) e realizados sem os cuidados necessários e por profissionais não capacitados. Pois os riscos de complicações podem ser maiores.
Lipo HD
A Lipoaspiração de Alta Definição (LAD), também conhecida como Lipo HD, caracteriza-se por ser realizada apenas em pacientes com baixos percentuais de gordura corporal e índices de massa corporal (IMC) dentro da normalidade. Além de promover a redução da gordura localizada, melhora a definição dos músculos, pois extrai a camada profunda de gordura abaixo da pele removendo o tecido adiposo profundo e criando um contorno do corpo com melhor definição.
O objetivo da “LAD” consiste em remover os depósitos de gordura localizada através da lipoaspiração, realizada em planos mais superficiais, moldando o contorno corporal e permitindo melhor o destaque da musculatura e as definições corporais.
A Lipoaspiração de Alta Definição não proporciona aumento da musculatura ou hipertrofia, apenas diminui a cobertura de gordura abdominal sob a musculatura, permitindo que a definição da musculatura corporal tenha uma maior projeção e contorno. Melhorando visivelmente o perfil físico atlético.