A mastopexia, mais conhecida como cirurgia de lifting de mama, é o procedimento utilizado para remover o excesso de pele e comprimir o tecido da mama. O objetivo é proporcionar um novo contorno aos seios, reposicionando o tecido mamário e até mesmo a aréola, já que, ao longo do tempo, ela pode se alargar e isso incomoda muitas mulheres.
É importante salientar que esse procedimento não altera significativamente o tamanho dos seios. Para isso, existem outros procedimentos como a mamoplaxia de aumento ou a mamoplaxia redutora.
Vários fatores como gravidez; amamentação; oscilações de peso; envelhecimento; gravidade; e hereditariedade podem fazer com que, ao longo do tempo, os seios femininos percam sua firmeza e forma jovem.
Mulheres que desejam engravidar, após a realização do lifting de mama, devem conversar com seu médico. Durante a gestação, as mudanças do corpo podem fazem com que a pele da mama seja estirada e isso pode ocasionar em uma perda dos resultados da mastopexia. Com relação à amamentação, geralmente, ela não é afetada pela cirurgia. No entanto, existem casos em que pode haver dificuldade para amamentar.
Existem várias técnicas para a realização do procedimento e a escolha mais adequada para você é de responsabilidade de seu médico cirurgião plástico.
Apesar do inchaço, a mudança nos seios é imediatamente visível. O resultado final aparecerá ao longo dos meses, quando a forma e a posição da mama vão se tornando mais agradáveis. Devido ao envelhecimento e à gravidade, com o tempo, os seios podem continuar mudando. Para manter os resultados, é importante ter uma vida saudável e evitar oscilações de peso.