A abdominoplastia é o procedimento utilizado para remoção do excesso de gordura e de pele e ainda para restauração dos músculos enfraquecidos ou separados no abdômen. O objetivo é proporcionar um perfil abdominal mais reto e tonificado.
O abdômen é parte do tronco e se estende desde as virilhas até as mamas e em toda sua circunferência. Para se ter resultados mais eficazes, é recomendado também realizar procedimentos nos quadris, os culotes ou as dobras das costas. Portanto a cirurgia de abdominoplastia não é única e sim um conjunto de procedimentos que, juntos, promovem a reestruturação de todo o conjunto.
Em cada caso, o cirurgião plástico irá observar as características da pele, os excessos de gordura e suas localizações. Após essa avaliação, ele irá propor o tratamento que harmonize os elementos mais alterados tentando dar o melhor contorno corporal à paciente.
Fatores como gravidez, envelhecimento, oscilações significativas de peso, hereditariedade e cirurgia prévia podem desenvolver um abdômen abaulado, frouxo e flácido. A cirurgia não é um substituto à perda de peso ou a um programa adequado de atividades físicas. Ademais, a abdominoplastia não corrige estrias, embora alguma possam ser retiradas ou melhoradas se estiverem em áreas de pele adicional que será removida.
Após a realização do procedimento, o paciente fica incapacitado de se posicionar totalmente na vertical até que a cicatrização interna esteja finalizada. Por esse motivo e também devido ao inchaço, os resultados finais não são perceptíveis no primeiro momento. Dentro de uma ou duas semanas, já será possível ficar totalmente em pé e estar mais confiante com o novo perfil.
Durante a recuperação da abdominoplastia é necessário o uso de modeladores corporais por um período mínimo de 30 dias, associado ao tratamento de drenagem linfática para melhorar o contorno após a cirurgia. Também é necessário o afastamento das atividades físicas e do trabalho por um período médio de 30 dias.
Embora os resultados da abdominoplastia sejam tecnicamente permanentes, o resultado positivo pode diminuir caso haja oscilações significativas no peso. Por esta razão, pessoas que estão planejando perder peso substancial ou mulheres que consideram futuras gestações são aconselhadas a postergar a cirurgia de abdominoplastia.