Cirurgia de Nariz

A rinoplastia, ou cirurgia plástica do nariz, é bastante procurada atualmente. Um dos principais motivos para a busca pelo procedimento é a diminuição do tamanho do nariz. Mas, pode ser indicada também para solucionar problemas como: nariz muito grande; desproporção; ponta caída por envelhecimento; osso saliente; asas laterais muito largas; e nariz grosso demais. Além disso pode ser indicada para solucionar problemas respiratórios crônicos.

Para tanto, os ossos e cartilagens no nariz podem ser modificados, removidos ou aumentados conforme planejamento prévio e discussão com o paciente, sempre objetivando a manutenção das funções respiratórias naturais. Com isso, é um procedimento que proporciona uma grande transformação para o paciente. Tudo isso levando em consideração os traços originais do rosto do paciente, que são a base para que a cirurgia tenha um resultado satisfatório e o paciente mantenha sua identidade.

Existem duas técnicas para a realização da cirurgia: aberta, quando é feita uma pequena incisão abaixo da ponta do nariz; e fechada, quando as incisões são feitas no interior de cada narina. As modificações na forma do nariz são diversas, de acordo com a estrutura da região e o desejo final do paciente e cirurgião.

As mudanças começam a aparecer logo no primeiro mês, depois que o inchaço e os hematomas cedem. Mas, os resultados definitivos só aparecem em alguns meses, quando a recuperação da cirurgia se torna completa. E um ótimo resultado estético leva em geral mais de um ano.

Em alguns casos, existe a necessidade de quebrar os ossos nasais (osteotomia), pois através disto é possível satisfazer a vontade do paciente em “afinar” o nariz. Por incrível que pareça, este procedimento é completamente indolor, tanto durante a cirurgia, quanto durante sua recuperação. No período de pós-operatório aparece um inchaço e arroxeamento em volta dos olhos, que regride diariamente, desaparecendo por volta de 10 a 14 dias.

Após a cirurgia de rinoplastia em que houve quebra dos ossos do nariz é necessário usar uma imobilização do nariz (aquaplast – molde de plástico da cor da pele) por cerca de 15 a 21 dias, com a função de manter o nariz alinhado e ajudar na regressão do inchaço. Portanto devem ser discutidos previamente todos os detalhes, e o paciente deve escolher um cirurgião plástico de confiança, pois um milímetro faz a diferença.

Pode levar vários meses para que o inchaço desapareça completamente e até um ano – e às vezes mais – para o resultado da cirurgia ser percebido em sua totalidade. Embora os resultados da rinoplastia sejam geralmente permanentes, a cartilagem pode continuar a mover e remodelar o tecido, alterando o resultado ao longo do tempo.

Outros

Procedimentos