1. Depois de quantos dias posso voltar ao trabalho e à rotina normal após a mastopexia com prótese?
O prazo ideal é de 30 dias, mas isso é avaliado de acordo com cada caso. Nas primeiras duas semanas, existe a chance de abertura dos pontos, portanto, os cuidados devem ser redobrados. Siga sempre as recomendações médicas para que o resultado seja como desejado!
2. Posso fazer mais de um procedimento na mesma cirurgia?
Sim. As cirurgias associadas são comuns. Alguns casos permitem unir duas ou mais técnicas no mesmo tempo cirúrgico. Mas, atenção, a opção da cirurgia tripla ou associada deve ser avaliada com muita cautela pelo médico especialista. As cirurgias plásticas associadas mais comuns de serem realizadas são aquelas em que os cuidados pós-operatórios, incluindo restrições de posições e movimentação dos membros, são mais próximos ou os mesmos. Algumas delas são: lipoaspiração + gluteoplastia; mamoplastia + lipoaspiração; rinoplastia + prótese mamária; blefaroplastia + lipoaspiração; e mamoplastia + abdominoplastia.
3. Como ficarão minhas novas mamas, em relação ao tamanho e consistência?
Com a cirurgia plástica de aumento de mama, ou mamoplastia de aumento, as mamas terão seu volume aumentado melhorando sua consistência e forma. A paciente poderá escolher o novo volume, pois existem vários tamanhos de próteses de silicone. Essa escolha deve ser feita em conjunto com o seu médico pois não deve ser feita apenas pelo desejo da paciente, mas, principalmente, pelas características de cada mama, forma e simetria, elasticidade da pele e dimensões do tórax.
A mama, assim operada, passará por vários períodos evolutivos:
- PERÍODO IMEDIATO: Vai até o 30º dia. Nesta fase, apesar das mamas se apresentarem com aspecto bastante melhorado, sua forma e volume ainda estão aquém do resultado planejado. E lembre-se: NENHUMA MAMA SERÁ “PERFEITA” NO PÓS-OPERATÓRIO IMEDIATO;
- PERÍODO MEDIATO: Vai do 30º dia até o 3º mês. Quando a mama começa a apresentar uma evolução que tende à forma definitiva. São características deste período um maior ou menor grau de “inchaço” das mamas. Além disso, o aspecto cicatricial encontra-se em plena fase de transição. Apesar da euforia da maioria das pacientes, já neste período, costumamos dizer às mesmas que seu resultado ficará ainda melhor, pois, isto será a característica do período tardio;
- PERÍODO TARDIO: Vai do 3º ao 18º mês. É o período em que a mama atinge seu aspecto definitivo (cicatriz, forma, consistência, volume, sensibilidade etc.) É neste período que costumamos fotografar os casos operados, a fim de compará-los com o aspecto pré-operatório de cada paciente. Tem grande importância no resultado final, o grau de elasticidade da pele das mamas, bem como o volume da prótese introduzida. O equilíbrio entre ambos pode ser alterado de um caso para outro.
4. A abdominoplastia ou dermolipectomia abdominal corrige aquele excesso de gordura sobre a região do estômago?
Sim, o objetivo na abdominoplastia é retirar excesso de pele e gordura do abdômen. Isto depende do seu tipo de tronco (conjunto tórax + abdômen). Também tem grande importância, sob este aspecto, a espessura do panículo adiposo (espessura da gordura) que reveste essa área do corpo. Para mais detalhes sobre esse procedimento estético o cirurgião plástico deve ser consultado.
5. Quanto tempo depois de uma cesariana posso fazer abdominoplastia?
O tempo mínimo para a realização desse procedimento é de 3 meses após o parto. É importante ressaltar que a paciente precisará adequar a função de mãe/maternidade com o repouso de 30 dias pós-cirúrgico. Por isso, é preciso um planejamento para que, durante o repouso, cão ocorra nenhuma intercorrência que possa prejudicar o resultado esperado pela paciente.
6. Há dor no pós-operatório da mentoplastia (cirurgia de queixo)?
A cirurgia plástica para correção do mento, geralmente, não causa dor no pós-operatório. Mesmo que ocorra um discreto desconforto, é possível neutralizá-la com o uso de analgésicos comuns.
7. Posso fazer lipoescultura associada à abdominoplastia estando acima do peso?
Estar acima do peso não é uma indicação correta para a cirurgia plástica. No Instituto Fernando Paolo de Cirurgia Plástica iniciamos um tratamento de pré-operatório com nutrólogo e nutricionista, ambos da nossa equipe. Assim que o peso estiver ideal para a realização do procedimento, todo o preparatório é iniciado.
8. Os olhos ficam muito inchados no pós-operatório de blefaroplastia? Por quanto tempo?
O edema (inchaço) dos olhos varia de paciente para paciente. Existem pessoas que, já no quarto ou quinto dia, apresentam-se com um aspecto bastante natural. Por outro lado, também existem casos que irão atingir este resultado após o oitavo dia. De qualquer forma, os três primeiros dias do pós-operatório compõem o período em que existe maior “inchaço” das pálpebras. O uso de óculos escuros poderá ser útil nesta fase, assim como a utilização de compressas frias que diminuem a intensidade do edema. Somente após o terceiro mês é possível dizer que o edema residual é discreto.
9. As cicatrizes da blefaroplastia são visíveis? Onde se localizam?
Sendo a pele das pálpebras de espessura muito fina, as cicatrizes tendem a ficar praticamente disfarçadas nos sulcos da pele. Para tanto, deve ser aguardado o período de maturação da cicatriz, cerca de três meses. Pela sua localização, são passíveis de serem disfarçadas com uma maquiagem leve, desde os primeiros dias.
10. Qual o tipo de anestesia do procedimento de blefaroplastia?
Pela extensão da cirurgia e boa qualidade dos anestésicos, a maioria dos casos é operada sob anestesia local (em alguns casos, com uma sedação prévia). Dependendo da vontade do paciente, poderão ser feitas sob anestesia geral. Reserva-se esta última conduta para os casos em que, clinicamente, está contraindicada a anestesia local ou mesmo, quando a blefaroplastia esteja sendo feita simultaneamente a outras cirurgias.