Cirurgia de Pálpebra

A cirurgia de pálpebra, ou blefaroplastia, é o procedimento utilizado para melhorar a aparência das pálpebras superiores e/ou inferiores. O objetivo é proporcionar uma aparência rejuvenescida no contorno dos olhos, já que as pálpebras também acompanham o processo de envelhecimento da face.

Geralmente, a pele se torna flácida e com excedentes, são as bolsas de gordura palpebrais e os pés de galinha, que acabam dando um aspecto de cansaço permanente ao paciente. Além da questão estética, existe ainda um problema funcional, já que as pálpebras mais flácidas diminuem a função de abertura ocular, diminuindo também, consequentemente, o campo de visão.

A cirurgia é delicada e exige experiência. Portanto, é importante que seja feita com um cirurgião plástico, que é o profissional com maior experiência e capaz de resolver todas as alterações necessárias. As pálpebras fazem parte da face, portanto, o cirurgião plástico terá o cuidado de fazer a correção a partir de uma avaliação de todo o conjunto para proporcionar um melhor resultado estético.

A correção da queda da pálpebra superior acontece por meio de uma incisão na prega da pálpebra superior, que permite o reposicionamento dos depósitos de gordura, a contração dos músculos e dos tecidos, e/ou a remoção do excesso de pele.

Para a correção da pálpebra inferior, a incisão pode feita abaixo da linha inferior do cílio para remover o excesso de pele presente nessa região, ou dentro da pálpebra inferior, incisão transconjuntival. Esta última é uma técnica alternativa para redistribuir ou remover o excesso de gordura, corrigindo assim as imperfeições da pálpebra inferior.

A recuperação é muito rápida, apresentando um inchaço e arroxeamento em volta dos olhos que regridem diariamente, desaparecendo por volta de 10 a 14 dias. Persiste, então, um edema menor que regride de 1 a 3 meses. A cicatriz fica avermelhada no primeiro mês e melhora após esse período, progressivamente. O paciente deve evitar o sol e sempre usar óculos escuros e protetor solar por no mínimo 3 meses.

Os resultados da cirurgia de pálpebras irão aparecer gradualmente à medida que o inchaço e os hematomas diminuem. Para alguns pacientes, pode ser dentro de algumas semanas. Outros levam até um ano. A correção das imperfeições das pálpebras não paralisa o envelhecimento natural, portanto, para manter os resultados, é importante que o paciente tome alguns cuidados como a proteção solar adequada.

Outros

Procedimentos