A cirurgia de plástica mamária feminina, ou mamoplastia de aumento, com colocação de próteses de silicone, é recomendada para fazer a correção de defeitos relacionados com a forma e volume dos seios. O objetivo é proporcionar um aumento mamário e projeção dos seios, melhorar o equilíbrio de seu corpo e elevar a autoestima e autoconfiança.
É importante fazer uma avaliação com seu médico cirurgião plástico para que ele diga se este é um procedimento que vai alcançar os resultados que você espera. Isso porque a mamoplastia de aumento não corrige seios severamente caídos e flácidos. O procedimento de elevação da mama é diferente, mas, pode ser realizado ao mesmo tempo que o aumento de mama.
As próteses mamárias utilizadas no Brasil são preenchidas com gel coesivo. Elas têm a textura muito similar ao tecido natural da mama. O método de inserção e o posicionamento do implante vão de acordo com o volume desejado, com as particularidades anatômicas e as recomendações do seu médico. Apesar do inchaço, que irá diminuir com o tempo, o resultado é imediatamente visível.
O período de recuperação para este tipo de procedimento é de 24 a 48 horas, seguido de repouso por alguns dias. A dor e o inchaço podem permanecer por algumas semanas.
A partir do perfil e escolha da paciente, o médico fica responsável por definir o volume dos seios. Mas para quem tem dúvidas sobre qual será o resultado, existem simuladores de medidas que mensuram o volume mamário e projetam o volume desejado.
Os resultados da mamoplastia de aumento não são permanentes. As próteses precisam ser substituídas ao longo da vida. O acompanhamento com seu cirurgião plástico é fundamental para que ele faça esta avaliação. Com o tempo, os seios mudam por diverso fatores como a idade, oscilações de peso, hormônio e gravidade. Uma opção, caso surja insatisfação com a aparência dos seios ao longo do tempo, é o lifting de mama ou troca.
A cicatriz deixada pela colocação do implante de silicone pode ser no sulco mamário, na aréola ou ainda na região axilar. O formato da prótese deve ser escolhido pela paciente e o cirurgião plástico.