Blog

Desmistificando o padrão de beleza

O conceito do padrão de beleza está relacionado ao conjunto de características tidas pela sociedade como “ideal” e que tornaram-se modelos reproduzidos pela mídia, audiovisual, materiais didáticos, literatura e publicidades. Não existe apenas um “padrão de beleza”, o que acontece é que cada pessoa tenta se encaixar em um padrão que idealiza como seu. Quando falo sobre “padrão de beleza” e “operar paciente acima do peso” nas minhas redes ou para minhas pacientes, não me refiro a algo que eu criei ou que tenho como ideal, mas sim a esse padrão criado por elas referenciado pela mídia e que elas me pedem quando chegam no consultório.

Riscos da cirurgia plástica acima do peso

É preciso falar sobre os riscos de se “maquiar” a obesidade com cirurgia plástica. Quando o paciente está com algum nível de obesidade (índice de massa corporal acima de 31), é necessário um esforço para a perda de peso antes da cirurgia. Já inclusive, expliquei o poque de não operar pacientes acima de 90 quilos algumas vezes, e reforço aqui, que a obesidade deixa o paciente mais vulnerável e com propensão a desenvolver doenças como: hipertensão arterial, diabetes e fadiga muscular o que pode atrapalhar a cicatrização e a recuperação no pós-operatório.

Acontece também que o organismo da paciente obesa pode já estar inflamado e a cirurgia plástica é um procedimento que também pode causar inflamação no corpo do paciente, devido à reorganização dos tecidos, e não é indicado operar quando o paciente está nesta situação. Qualquer procedimento nessas condições aumenta o risco de abertura de sutura, problemas respiratórios e necrose da pele.

Alimentação Saudável X Cirurgia Plástica

A obesidade é uma doença que atinge milhões de brasileiros segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Antes de qualquer cirurgia plástica, uma pessoa obesa precisa estar consciente para emagrecer e buscar por saúde. Priorizar uma alimentação saudável e atividades físicas é essencial para este processo que pode ser longo e demorado, mas que no final vai valer a pena e transformar de vez a vida da paciente.

No fim das contas, concordo com Augusto Cury que diz que toda beleza é imperfeitamente bela. Jamais deveria haver um padrão, pois toda beleza é exclusiva como um quadro de pintura, uma obra de arte. A sua beleza é exclusiva, é única. O que é preciso é aliar o seu desejo do “corpo perfeito” às necessidades e limites do seu corpo.

Para sua segurança cerque-se de profissionais capacitados, certificados pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e preparados para ajudar na busca por seus objetivos. Conheça seu trabalho, entenda os limites do seu corpo, desmistifique qualquer comparação ou ideal de beleza, foque na sua beleza, no seu resultado e na sua melhor versão.

Seja sua melhor versão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais do blog

Desmistificando o padrão de beleza
O conceito do padrão de beleza está relacionado ao conjunto de características tidas pela sociedade como...
Read More
GLUTEOPLASTIA - Aumento do bumbum
A Gluteoplastia é o procedimento ideal para pacientes que possuem o desejo de aumentar o tamanho do glúteo...
Read More

Siga-nos nas redes socias

Cadastre-se e receba as ultimas novidades do nosso blog!

Notícias mais vistas

WhatsApp Image 2023-08-28 at 12.49
Desmistificando o padrão de beleza
975EBA33-34D0-4232-A4BF-B8B374EF6348
GLUTEOPLASTIA - Aumento do bumbum
B1FB545C-DBB3-4EE8-A5C3-A251E56DC376
Mamoplastia Híbrida para aumento e melhor contorno da mama
1EE6F3A4-AA37-4661-863E-1C87D0048149
Hábitos que ajudam no pós-operatório
IMG_2750
A cola cirúrgica na cirurgia plástica
Design-sem-nome-12
Você sabe o que é Mini Tummy Tuck?
35ACF866-0D64-4643-BC32-4DD86A3979DF
Como manter o resultado da LIPOASPIRAÇÃO?
d9ad43e0-b459-0136-b81d-6231c35b6685--minified
Explante mamário, quando cogitar?
lc_noticias_11-1
O que são cirurgias reparadoras?
FLW00098
Por que aproveitar para fazer sua cirurgia plástica nas férias?

Categorias